quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Há flores por todos os lados

     Em meio ao pandemônio de brigas, injúrias e calúnias, divisões, futilidades e imbecilidades que as redes sociais cospem sobre nossos olhos todos os dias, às vezes acontece de aportar em meu feed gentis e edificantes palavras. Hoje, ao acordar - e antes de ver o sol, veja a que ponto cheguei! - liguei o celular. Deparei com um comentário reflexivo em meu perfil do Instagram. As redes, às vezes, acalentam. E aproximam. 

    O comentário veio de um professor que há décadas não vejo pessoalmente. Não, não é exagero ou força de expressão. Faz vinte anos que não o encontro na vida real... Um mestre no ensino da Redação que, certamente, me ajudou a cultivar as palavras nos canteiros da literatura. Ele comentou em minha foto: "as flores são a assinatura de Deus na natureza para que todos saibam quem é o criador." Comentou que ouviu tal reflexão. E, o mais importante: a compartilhou. Somente os mestres passam adiante o que aprenderam. Fica o registro. 

   À essa altura, eu sei, o impaciente leitor quer saber o motivo do comentário. Revelarei, para não exasperar ainda mais seus olhos. Olhos que as redes doutrinam, a cada dia, para ficarem mais inquietos e apressados. Acontece comigo. Certamente, acontece com você. Assista "O dilema das redes" na Netflix e depois me diga... Mas, voltando à minha revelação. O motivo do comentário na postagem: gosto de compartilhar fotos de flores. 

    Onde vou, por onde passo, fotografo as flores. Em parte, deve ser carência. Pois onde moro - ou me escondo, dependendo do ponto de vista - as flores não abundam. Nem mesmo na primavera. Aliás, raras também são as árvores. Infelizmente. Somos um povo que ainda não entendeu que flores, árvores e natureza são manifestações do Divino. Ou, como disse o caro professor, Suas assinaturas. Sonho com o dia em que nossos governantes - e nosso povo, porque o governo é o reflexo do povo - tratem sua visão míope e possam, enfim, respeitar  o meio ambiente. Por conseguinte, o planeta. 

    Utopia? Sonho? Devaneio? Não sei dizer. Apenas gostaria de encontrar ruas e estradas, serras e vales, ladeiras e praças mais coloridos com as assinaturas de Deus. E, como os Titãs fazem naquela canção, gritar ao mundo que "há flores por todos os lados". 

    Enquanto o sonho não desce do mundo das Ideias (como teorizou Platão), fiquemos com um poema sobre a flor do maracujá. Que ainda não tive o prazer de fotografar. Mas que, eu sei, anda por aí a embelezar outros canteiros. 


A mais bela das flores 


Elegi-te, oh flor do maracujá, 

a mais bela das flores. 

Conheço-te, porém, apenas

por imagens postadas no Google. 


Elegi-te, oh flor do maracujá, 

a mais bela das flores. 

E ainda não pude sorver teu néctar

sequer levar-te aos lábios, 

já sedentos por ti. 


Elegi-te, oh flor do maracujá, 

a mais bela das flores. 

Vens sempre travessa nos sonhos

exalando sedução, exigindo de mim

impudores improváveis entre as flores. 


Reconheço-te única e, por isso, 

elegi-te, oh flor do maracujá, 

a mais bela das flores. 


Disponível em https://www.recantodasletras.com.br/autores/raphaelcerqueirasilva



                                 Avenida Dr. Lelé, um respiro de vida (por enquanto) em VRB

                                                                        


Texto: Raphael Cerqueira Silva 

Foto: outubro de 2010, do acervo do autor  

4 comentários:

  1. As flores, sensibilidade natural divina!
    Abraços poéticos!
    Mayanna velame

    ResponderExcluir
  2. As flores, sensibilidade natural divina!
    Abraços poéticos!
    Mayanna velame

    ResponderExcluir
  3. Nossa cidade precisa de mais cor, mais vida e as flores resolveriam essa problemática. Lindo poema!!

    ResponderExcluir
  4. Flores alegram nossos dias e acalentam a alma. Continue postando flores. Abraços.

    ResponderExcluir

Outra vez no cinema

            Viu nas redes sociais que está em cartaz o novo longa dos Caça-Fantasmas. Nessas horas servem pra alguma coisa útil, essas redes...