quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Na solidão de Macondo

    Na postagem anterior, prometi falar sobre Macondo. Aliás, deixe-me trocar o verbo. Em tempos eleitorais é, no mínimo, perigoso conjugar o verbo prometer. Vai que um desavisado espalha que estou a prometer coisas e, portanto, me toma como candidato a algo... Reformulando, pois, a primeira oração: Na postagem anterior, comentei que escreveria sobre Macondo. Dito isso, passemos à fictícia e fantástica cidade de Garcia Márquez. Porque de eleição quero distância... estou fugindo até de eleição de condomínio. Querem um síndico? Chamem o Tim Maia.  

    Semana passada concluí a leitura de Cem Anos de Solidão. Conclui-se a leitura, mas os ecos que essa leitura produz em nosso interior não cessam. Às vezes, duram anos. Não sou bom resenhista, logo, não vou desperdiçar verbos e adjetivos a falar sobre Macondo e os fabulosos acontecimentos que rondam a família Buendía. Curiosos, leiam Garcia Márquez. Certamente ganharão mais ao lê-lo que em ler minhas fracas palavras. 

    Conheci o escritor colombiano através de Sete Contos Peregrinos, livro de contos que devorei em um dezembro quente, há quase cinco anos. Comece por eles, depois visite Macondo. Creia, não voltará o mesmo dessas viagens. 

    Como eu disse, não sou bom resenhista. Mas tenho cá pretensões poéticas. E, às vezes, me arrisco a escrever versos. Os ecos na mente me levaram a escrever um poema sobre Macondo. Convido-o a lê-lo logo abaixo ou no https://www.recantodasletras.com.br/autores/raphaelcerqueirasilva  


Na solidão de Macondo

chorei. 

Chorei choros noturnos e diários,

carente de sentimentos. 

Em Macondo, chorei

solitário

sob céus borboleteados. 

Nas ermas ruas 

de Macondo,

sobre lágrimas e suores,

quedei. 

Na solidão de Macondo

sem querer

chorei por ti. 


                                                            

Um comentário:

  1. ... lendo estes versos, passa diante de meus olhos a " visão " de fds, neste ambiente pré-eleitoral... quantas lágrima recente foram derramadas; e quantas ainda estarão a caminho, pós este " tempo " de " falta de cuidado " com a saúde... Na solidão do "pavilhão", lágrima rolam...

    ResponderExcluir

Outra vez no cinema

            Viu nas redes sociais que está em cartaz o novo longa dos Caça-Fantasmas. Nessas horas servem pra alguma coisa útil, essas redes...