quinta-feira, 5 de agosto de 2021

O IMPORTANTE É COMPETIR

 

         Dizem: o importante é competir. Em tempos de Olimpíadas (até a Praça 28 de Setembro se enfeitou com os anéis olímpicos) esse lema volta à moda. Como não entendo nada de esportes (fui daqueles alunos que odiava aulas de educação física), costumo competir noutra área.

         Recentemente, me inscrevi em um concurso de poesia. Enviaram-me o edital pelo WhatsApp, me interessei e coloquei a cabeça para pensar. Tentei compor um poema cujo tema fosse “esperançar”, como exigiu o edital, que partiu da frase de Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo...”. Pelejei, escrevi, reescrevi, rabisquei, cortei adjetivos e verbos, amassei um monte de papel... difícil para mim falar de esperançar, concluí. Primeiro, porque vivemos tempos áridos. E porque me dei conta que até hoje não li um parágrafo sequer de Paulo Freire. Só o conheço de citações que, volta e meia, passam pelo feed de minhas redes sociais.

         Assim, foi muito atrevimento de minha parte escrever um poema – que por si só já é uma tarefa árdua – baseado em um autor que nunca li. E ainda por cima usar um verbo que, até ler o edital do concurso, eu desconhecia. Esperançar... palavra forte, incômoda, sobretudo para quem, como eu, apenas espera... Vivendo e aprendendo, como diria o outro.

Mas, como o importante é competir, este atrevido que vos escreve acabou produzindo um poeminha, e se inscreveu. Um poeminha meia boca, mequetrefe mesmo. Mambembe, seria assim chamado se ainda usassem esse termo... Os atrevidos e os competidores são assim: metem a cara, chutam pro gol e dane-se se vão pontuar. Como eu quero mais é botar meu bloco na rua, e não me importa o que vão pensar de mim, segue o poema “Esperançar” para a apreciação dos leitores:

 

O verbo esperançar

carrega consigo

a imensidão da utopia...

Paulo Freire o conjugou.

Vamos também?

 

         O resultado do concurso saiu esta semana. Como esperado, não pontuei. Aliás, não é a primeira vez que passo longe da lista de classificados. Não me importo. Sigo o lema: o importante é competir.  

 

 


 

Texto: Raphael Cerqueira Silva 

Foto: acervo do autor 

2 comentários:

Outra vez no cinema

            Viu nas redes sociais que está em cartaz o novo longa dos Caça-Fantasmas. Nessas horas servem pra alguma coisa útil, essas redes...